O que custa mais para a sua empresa, investir em recursos para fazer uma boa gestão da manutenção das máquinas e equipamentos da sua fábrica, ou, arcar com os riscos e custos de uma paralisação na produção do seu cliente por que uma máquina quebrou e você não tem a peça disponível para consertar?
Com a cadeia produtiva cada vez mais integrada, o contratos de fornecimento estão ficando cada vez mais rígidos com relação a pontualidade de entregas e consequentemente as penalizações por atrasos mais caras. Pensando nisso a QS investiu no desenvolvimento de um novo recurso no Q4-ERP que é a Gestão da Manutenção de Máquinas e Equipamentos, que está totalmente integrado aos outros processos do sistema como o PCP e Compras.
Conheça os principais recursos disponíveis nesse módulo e como ele poderá te ajudar no dia a dia desde o planejamento da manutenção até as análises de custos da manutenção e gestão dos planos de ação.
1. Planos de Manutenção
Com os planos de manutenção você pode criar uma documentação online e centralizada de todos os roteiros da manutenção com descrição das atividades e frequência de manutenções preventivas ou rotineiras por máquina.
2. Planejamento das Ordens de Manutenção
Baseado nos planos de manutenção, o sistema sugere as ordens de manutenção planejadas que devem ser geradas, e com apenas um clique você pode confirmar a emissão destas ordens que irão para a Agenda da Manutenção.
3. Controle e apontamento das Ordens de Manutenção
Através dos apontamentos das ordens de manutenção você pode controlar os serviços pendentes, em execução e finalizados e também os custos da manutenção.
4. Agenda da Manutenção
A agenda da manutenção exibe todas as ordens agendadas e facilita a comunicação entre manutenção e PCP
5. Controle e apontamento da Manutenção Rotineira
Você também pode controlar aquelas manutenções rotineiras que os operadores devem fazer no dia a dia para manter o bom funcionamento da máquina.
6. Créditos de Uso das máquinas e equipamentos
Através do monitor de créditos de uso, você pode acompanhar quais máquinas estão perto de passar por uma nova manutenção de acordo com a quantidade produzida ou horas utilizadas de crédito.
7. Solicitação de manutenção corretiva
Com a integração entre PCP e Manutenção os próprios operadores podem solicitar uma manutenção corretiva via sistema, e o técnico recebe uma notificação e já pode iniciar o atendimento da solicitação.
8. Gerenciamento de plano de ação
As manutenções corretivas e suas causa raiz podem ser registradas para que você faça o gerenciamento de uma plano de ação para trabalhar na redução de paradas inesperadas de máquinas.
9. Estrutura e controle de peças críticas
Para atender um dos requisitos da ISO você pode definir a lista de peças críticas para cada máquina e fazer o controle do estoque destas peças, já integrado com Controle de Estoque e Compras.
10. Histórico da Manutenção
Você pode ter todo os histórico das sua máquinas e equipamentos para análises e auditorias com registros de todas as manutenções, horas de produção, peças críticas e planos de ação.
11. Indicadores de Desempenho
Você pode ter os principais indicadores da manutenção - Disponibilidade, MTBF e MTTR - em relatórios ou em um dashboard sendo atualizado em tempo real pelos apontamentos.
Antes de começar a utilizar, confira o checklist de cadastros básicos aqui.