O cadastro de preço de venda por ser feito de 2 formas no Q4-ERP, depende de qual processo de vendas a sua empresa irá utilizar:


Pedido de Venda Fechado: se a empresa trabalha com pedidos de venda fechado, os preços de venda devem ser cadastrados em Tabela de Preços de Venda;
Programação de Entrega: se a empresa trabalha com pedido aberto/programação de entrega, os preços de venda devem ser cadastrados em Tabela de Preços por Cliente;

Tabela de Preço de Venda:

Caso você trabalhe com Pedidos de Venda fechado, precisará realizar a criação das tabelas de preços com os respectivos itens do cliente.

Em Vendas > Funções > Tabela de Preços você poderá criar uma nova tabela, ou alterar os preços manualmente de uma tabela já criada.


Aba Tabelas:

  • Código da Tabela: é através deste código que a tabela será vinculada ao cadastro do cliente;
  • Início da Vigência: ao incluir uma data de início o sistema passa a assumir os valores daquela tabela;
  • Elaborado por: o sistema preenche essa informação automaticamente de acordo com o usuário que criou;
  • Produto: é o código do produto (utilize F3 para encontrar o código), as demais informações serão carregadas do cadastro;
  • Preço: é o preço do produto;


Aba Reajuste:

Nesta aba você pode reajustar os preços em lote, ou duplicar uma tabela de preços para criar uma tabela com base em uma outra já existe.

  • Reajustar: A opção de reajuste de tabela pode ser utilizada quando é realizado um reajuste de preços linear, ou seja, a mesma alíquota será aplicada para todos os itens da tabela, ou por tipo de material. Selecione a tabela, informe a % de reajuste e a quantidade de casa decimais para arredondamento e clique em Executar.
  • Nova Tabela: É utilizado para criar uma nova tabela a partir de uma já existente, para não precisar digitar todos os códigos de produto novamente, você pode duplicar uma tabela e depois apenas alterar os preços.


Aba Geral

Os itens cadastrados nesta aba, são itens que não são de venda e que não possuem um custo médio calculado, mas que é necessário emitir uma nota fiscal de saída, exemplo:

  • Embalagens que precisam retornar para o cliente;
  • Materiais para conserto;
  • Equipamentos para aferição;

Tabela de Preço por Cliente

A tabela de preços por cliente é utilizada pelas empresas que trabalham com Programação de Entrega. Cada cliente deverá estar vinculado com os produtos que serão fornecidos para ele em Vínculo clientes X produtos, e para cada um destes produtos é possível cadastrar preços com vigências diferentes, e manter todo o histórico de alterações.


Como cadastrar os preços por cliente?

Os preços de venda cadastrados nesta tabela podem ser inseridos manualmente ou importados.


Para fazer o cadastro manualmente acesse Vendas > Funções > Clientes X Preços, selecione o cliente pelo nome fantasia, os itens que estão vinculados à ele em Clientes X Produtos serão exibidos para seleção. Ao selecionar um produto os campos para cadastro de preços serão habilitados.


Preço Produção = Preço Mão de Obra + Preço Material Nacional + Preço Material Importado 

Atencao

Quando um item produzido utiliza material de terceiro, é necessário informar os valores de Mão de Obra. E a soma dos valores deste campo + os campos Material Nacional e Material Importado devem ser igual ao preço informado no campo Valor de Produção. Estas informações serão destacadas da nota fiscal.