O módulo de SEGURANÇA do Q4 ERP® possui funcionalidades fundamentais para a usabilidade do sistema, e sugerimos que somente o Administrador do sistema tenha acesso a ele, podendo ser liberadas algumas funcionalidades ao colaborador comum.


FUNÇÕES


BLOQUEAR ACESSO AO Q4:

  • Pode ser definido um horário para bloquear logins e utilização do sistema para alguma eventualidade. Na tela informe o horário desejado e em seguida no botão Bloquear.
  • Para desbloquear basta clicar no botão Desbloquear.

Obs.: Somente o usuário admin consegue acessar o sistema enquanto bloqueado.

CONECTAR BANCO DE DADOS: Vincular novamente o sistema ao Banco de Dados.


CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA: O sistema possuí as seguintes opções de configuração:

  • Alterar opções de autocorreção:

Pode ser definido parâmetros de correções automáticas que o sistema deve realizar.
Por padrão do sistema, já é habilitado as opções abaixo:

  • Alterar formato de data (dd/mm/yy): Altera o formato da data de seu Sistema Operacional para dd/mm/aa, ou seja, o ano ficará abreviado.

    Obs.: Pode demorar alguns segundos para a alteração ser realizada

CONTADOR: Cadastro de contador externo.

EMPRESAS: Cadastro de informações da Empresa(s).

ENDEREÇOS: Cadastro de endereço(s) da Empresa(s) e o tipo do mesmo (Venda, Entrega ou Cobrança).

GERADOR RELATÓRIO EM EXCEL: Caso tenha a necessidade de algum relatório que não seja padrão do sistema, há a opção de cria-lo através de um Script SQL.

Com o relatório criado parametrize o(s) usuário(os) que poderão executá-lo. O relatório ficará disponível em SEGURANÇA > RELATÓRIOS > RELATÓRIOS EM EXCEL, porém o usuário precisará ter permissão para visualizar a tela.

  • Botão Executar: Irá executar o seu script.
  • Botão Consultar Tabelas: Pode selecionar a tabela que deseja que lhe será mostrado o nome e o tipo dos campos dela.

Obs.: Caso tenha dificuldades abra um chamado que lhe ajudaremos conforme nossa demanda.

LEIAUTE DE IMPORTAÇÃO DE PEDIDOS: É possível criar diversos Leiautes para a importação de pedidos de venda que possuem formato .CSV.


O responsável deverá saber quais são os separadores utilizados no arquivo importado, os campos das informações e se precisarão de alguma tratativa especial (campo Tratamento).



PARÂMETROS DO USUÁRIO: O colaborador consegue alterar informações básicas de seu usuário como e-mail e senha de e-mail, senha do usuário e o formato que deseja visualizar o Menu.

Sempre que houver a alteração da senha do e-mail deve alterado nesta tela, para que seja possível enviar e-mails através do sistema, como um Pedido de Compra por exemplo.

PARÂMETROS GERAIS: A tela de Parâmetros Gerais é onde o administrador define grande parte da configuração do sistema, e como o mesmo funcionará.
Indicamos que essa funcionalidade seja liberada somente para o usuário administrador do sistema, pois qualquer alteração de parâmetro afetará diretamente nos resultados e funcionamento dele.


SOLICITAÇÃO DE SUPORTE: Ao clicar sobre a imagem o usuário será direcionado a nossa central de solicitações.
Indicamos que essa função seja liberada a todos os usuários. Caso o usuário não tenha uma conta de suporte cadastrada deverá solicitar ao administrador do sistema para que solicite a criação à nossa equipe de suporte.

USUÁRIOS: Nesta é possível realizar a criação dos usuários do sistema. Ao criá-los o administrador deverá informar na guia Permissões quais as funcionalidades do sistema o usuário poderá utilizar, e na Aprovações o que ele conseguirá realizar.


CONSULTAS


E-MAILS ENVIADOS: Lista os e-mails enviados através do sistema durante o período determinado.


HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES: Exibe o histórico de alterações de parâmetros do sistema.

Obs: Ainda não estão cadastradas todas as telas do sistema

INFORMAÇÕES DO SISTEMA: :

  • Licença: Exibirá detalhes da versão da licença e conexão do Banco de Dados.
  • Sessões: Exibe as sessões de usuários que estão logados no sistema.

  1. Regras de horário: O administrador consegue definir um horário para utilização do sistema (geral ou por usuário) e bloquear o acesso do usuário durante o período de férias.
  2. Regras de Sessão: O administrador consegue definir um limite de acesso simultâneo ao sistema (geral ou por usuário).
  3. Enviar mensagem: Consegue enviar uma mensagem de notificação há um usuário.
  4. Desconectar: Desconecta um usuário logado no sistema.
  • Serviços: Exibe os serviços que estão conectados à licença.
    1. Terminais dos serviços: Define quais máquinas poderão acessar o serviço.
  • Notificações: Parametrização de notificação do vencimento do Certificado Digital que está sendo utilizado no QSNFe.


PERMISSÕES DOS USUÁRIOS: Detalha os usuários que possuem acesso ao Módulo e Funcionalidade filtrado.


RELATÓRIOS


PERMISSÃO DOS USUÁRIOS: Listará as permissões de acesso dos usuários do sistema. O relatório pode ser filtrado por módulo, usuário e/ou ambos.


REGISTRO DE TRANSAÇÕES: Exibe o registro de entrada dos usuários em determinada funcionalidade. Este relatório possui filtros por Usuário, Módulo e Transação (Funcionalidade).


RELATÓRIO EM EXCEL: Exibe os relatórios criados na Função GERADOR RELATÓRIO EM EXCEL.