MANUAL DE INSTALAÇÃO - AMBIENTE (TI)


ÍNDICE


OBJETIVO

Este manual tem por finalidade definir o ambiente adequado para uso do Q4-ERP© .


REQUISITOS

Todos os programas desenvolvidos pela QS necessitam do .NET Framework©  3.5.


DEFINIÇÕES

Banco de dados:

O Q4-ERP é compatível com os bancos de dados SQL Server 2005, SQL Server 2008 R2, SQL Server 2012, SQL Server 2014, SQL Server 2019, PostgreSQL 7.4 e PostgreSQL 8.3.


A instalação, manutenção e backup do banco de dados são de responsabilidade da empresa contratante, porém a QS propõe algumas recomendações:

  • Servidor deve ser exclusivo para esse fim.
  • O tamanho do banco de dados vai depender muito da movimentação da empresa, porém de início recomendamos que tenha pelo menos 10GB livre no HD.
  • A configuração de hardware do servidor deve seguir a recomendação da distribuidora do banco de dados de acordo com a versão escolhida.
  • A empresa deve ter um plano de contingência para esse servidor. A elaboração e execução desse plano são igualmente de responsabilidade da empresa, porém a QS se dispõe a auxiliar na elaboração.

 

QSServer:

Esse software é responsável pela validação da licença de uso e pelo gerenciamento das sessões e serviços conectados. Se esse serviço não estiver ativo não é possível conectar-se ao Q4-ERP© .


Ele roda como serviço no Windows e deve ser instalado em um servidor, é recomendável que não seja o mesmo servidor do banco de dados. É essencial que ele tenha acesso a internet para se comunicar com o webservice da QS (wslicencas.quadrantesistemas.com.br). Para se comunicar na rede interna com os demais serviços da QS ele utiliza a porta TCP 7823, e a mesma precisa estar liberada pelo firewall.

Requisitos de hardware mínimos:

  • Memória RAM (Disponível) – 100MB
  • HD (Disponível) – 350MB
  • Processador – 2 núcleos, 1.4GHz

 

QSServer Manager:

É um software para acesso e gerenciamento do QSServer©  e das licenças vinculadas a ele. Deve ser instalado apenas para o responsável pelo gerenciamento do servidor.


Requisitos de hardware mínimos:

  • Memória RAM (Disponível) – 30MB
  • HD (Disponível) – 1MB
  • Processador – 1 núcleo, 1.0GHz

 

QSNFe:

Esse software é o responsável por toda a comunicação do Q4-ERP© com os serviços da SEFAZ, tanto para as notas fiscais recebidas como para as emitidas pela empresa.


Ele tem uma interface de configuração e pode rodar como serviço no Windows ou como software de área de trabalho. É recomendável que ele seja configurado para rodar como serviço no Windows, para isso é necessário que a empresa tenha um certificado digital modelo A1; a configuração para rodar como software de área de trabalho só deve ser utilizada se a empresa possuir apenas um certificado digital modelo A3.

O software deve ser instalado em um servidor, pode ser o mesmo servidor do QSServer© .

Requisitos de hardware mínimos:

  • Memória RAM (Disponível) – 100MB
  • HD (Disponível) – 500MB
  • Processador – 2 núcleos, 1.4GHz

 

QSNew:

Esse software é o responsável pelo gerenciamento das atualizações do Q4-ERP©. Caso esteja utilizando o QSConnect© ele também fará o download da atualização do QSConnect© e da QSLib©.

Deve ser instalado apenas para o usuário responsável pelas atualizações. Ele utiliza os complementos do SQL Server©  (SQL Sys Clr Types) e SQL Server Manager©  (Shered Management Objects), por isso não é recomendável que seja instalado junto com o banco de dados, pois dependendo da versão do SQL Server instalado pode ocorrer divergências.

Requisitos de hardware mínimos:

  • Memória RAM (Disponível) – 500MB
  • HD (Disponível) – 500MB
  • Processador – 2 núcleos, 1.4GHz


Q4-ERP:

É o software principal, que contém as funções do ERP.

Requisitos de hardware mínimos:

  • Memória RAM (Disponível) – 500MB
  • HD (Disponível) – 1GB
  • Processador – 2 núcleos, 1.0GHz

QSLib:

É uma biblioteca auxiliar do Q4-ERP©, responsável por prover ao Q4-ERP© a comunicação com o QSServer© e algumas funções complementares. Ela deve ser instalada em todos os terminais onde o Q4-ERP© estiver instalado, porém ela já está incluída na própria instalação do Q4-ERP©.

Para obter melhor aproveitamento é recomendável que a QSLib© esteja sempre atualizada.


Requisitos de hardware mínimos:

  • HD (Disponível) – 500KB

 

Autenticação Proxy:

É um aplicativo para configuração do acesso a internet através de proxy. A configuração feita aqui é utilizada em todos os softwares da QS que estejam instalados no mesmo computador.

Requisitos de hardware mínimos:

  • Memória RAM (Disponível) – 7MB
  • HD (Disponível) – 100KB

MAPA DE AMBIENTE


COMO FUNCIONA O SISTEMA DE LICENÇAS:

Todo acesso ao Q4-ERP e uso dos softwares auxiliares está relacionado à licença de uso contratada junto a QS e liberada pela mesma, sendo o QSServer o software principal para gerenciamento da licença e serviços.


Por isso, para o acesso do QSNew, QSNFe, QSConnect e Q4-ERP deve ser informado o nome do servidor e o código da licença. Ao alterar a informação de uma licença a mesma alteração passa a valer para todos que estão conectados, se uma licença for bloqueada ou tiver suas informações de conexão ao banco de dados alteradas isso afetará todos os serviços ligados a ela.


MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO AMBIENTE

Obtendo a licença:

Pré-requisitos: QSServer instalado.

Para que o QSServer obtenha a licença contratada é necessário informar à QS o número de licença do QSServer. Esse número é gerado automaticamente e precisa ser atualizado se mudar o servidor de instalação ou se o mesmo for formatado.


Existem dois meios para obter o número de licença do QSServer:

 

1- QSServer Manager

Pré-requisitos: QSServer Manager instalado.

 

Abra o QSServer Manager e conecte-se ao QSServer, indicando o nome do servidor na rede onde ele está instalado. A senha padrão é ‘admin’, porém as versões anteriores à versão 4.0 não possuem controle de senha, sendo assim para conectar deixe o campo senha em branco.

Depois de conectado, selecione o ícone do servidor. No painel direito deverá aparecer as informações de configuração do QSServer. Informe para a QS o número de licença.

Depois que a QS fizer o link do número da licença informado com a licença contratada clique com o botão direito sobre o ícone do servidor conectado e clique em ‘Verificar atualização de licenças’ para o QSServer buscar a licença no WebService da QS.

Caso ocorra algum erro na comunicação do QSServer com o WebService da QS um aviso será exibido, se não aparecer nenhuma mensagem é porque a comunicação foi feita com sucesso. Para visualizar a licença clique sobre o + do ícone do QSServer.

Sempre que for configurar qualquer software da QS para acessar uma licença será solicitado o nome do servidor e o código da licença. O código da licença é o primeiro número que aparece no ícone da licença.


2- Q4-ERP.

Pré-requisitos: Q4-ERP e seus complementos instalados. Se você não tiver o código da licença não será possível configurar o QSConnect para abrir o Q4-ERP.

 

No menu do Q4-ERP, em Segurança->Funções->Conectar Banco de Dados. Se ao iniciar o Q4-ERP ele não conseguir conectar-se ao QSServer ou ao banco de dados ou se não tiver nenhuma conexão configurada essa mesma tela será aberta automaticamente. Informe o nome do servidor e clique em procurar, o número da licença será carregado em um campo logo abaixo no nome do servidor.



Informe para a QS o número de licença. Depois que a QS fizer o link do número da licença informado com a licença contratada marque a flag ‘Atualizar licenças do servidor’ e clique em procurar. Caso ocorra algum erro na comunicação do QSServer com o WebService da QS um aviso será exibido, senão a licença será carregada na lista abaixo.

Sempre que for configurar qualquer software da QS para acessar uma licença será solicitado o nome do servidor e o código da licença. O código da licença é número que aparece na primeira coluna da lista.


Alterando a conexão com o Banco de Dados:
Pré-requisitos: QSServer instalado e com a licença armazenada.


Existem três meios para alterar a conexão com o banco de dados:


1- QSServer Manager.

Pré-requisitos: QSServer Manager instalado.


Conecte-se ao QSServer e selecione o ícone da licença que deseja alterar a conexão com o banco de dados. No painel direito deverá aparecer algumas informações da licença. Na caixa ‘Banco de dados’, clique no botão ‘Alterar’, informe os parâmetros da conexão e clique em ‘Salvar’.


2- QSNew.

Pré-requisitos: QSNew instalado e instalação parametrizada.


No menu do QSNew selecione ‘Instalações’. Na tela de cadastro das instalações selecione a licença que deseja alterar. Na caixa ‘Banco de dados’ informe os parâmetros da conexão e clique em ‘Salvar’.

 

3- Q4-ERP.

Pré-requisitos: Q4-ERP e seus complementos instalados e QSLib na versão 5.4.6.0 ou superior. Se o QSServer não estiver se comunicando com o banco de dados não será possível abrir o Q4-ERP.


No menu do Q4-ERP, em Segurança > Funções > Conectar Banco de Dados.

Se ao iniciar o Q4-ERP ele não conseguir conectar-se ao QSServer ou ao banco de dados ou se não tiver nenhuma conexão configurada a tela abixo abrirá automaticamente.

Informe o nome do servidor e clique em procurar, selecione a licença que deseja alterar a conexão, altere os parâmetros de conexão no campo abaixo e clique em ‘Conectar’. Se o Q4-ERP tiver sucesso ao conectar-se ao banco de dados os parâmetros de conexão serão atualizados no QSServer.


Configurando o QSNew

  1. Inicie o QSNew.
  2. No menu superior clique em ‘Instalações’.
  3.  Na tela que abriu clique em ‘Novo’, no quadro ‘Licença’ informe o nome do servidor e o código da licença. Ao sair do campo, se o QSNew conseguir encontrar a licença informada no servidor, os dados de conexão da licença serão carregados no quadro abaixo.
  4. (Opcional) No campo ‘Diretório’ informe o diretório de instalação do Q4-ERP local, se não estiver usando o QSConnect.
  5. Se os terminais não estiverem utilizando o QSConnect é necessário configurar um diretório na rede para guardar o arquivo da versão atual do Q4-ERP. Para isso marque a opção ‘Copiar executável para diretório de rede’ e no campo abaixo ‘Diretório da rede’ informe o caminho do diretório na rede.
    Obs: É necessário que o QSNew tenha permissão para gravar nesse diretório.
  6. Selecione quais plataformas de compilações Q4-ERP serão utilizadas (em todos os terminais). Todos os softwares da QS são compilados para processadores 32bits (x86) e 64bits (x64), porém se o QSNew estiver sendo executado em x86 ele só poderá fazer a atualização do Q4-ERP x86, mas se estiver executando em x64 ele poderá fazer a atualização nas duas plataformas.
  7. Depois de concluída a parametrização clique em ‘Adicionar’.

Configurando o QSNFe

Monitores

O QSNFe possui 3 monitores:

  • Monitor de envio: Responsável pela assinatura do arquivo XML e por toda comunicação com a SEFAZ para as notas fiscais emitidas pela empresa.
  • Monitor de recebimento de e-mail: Responsável pela extração dos arquivos de DFe’s recebidos pela empresa no e-mail configurado.
    Obs: O e-mail utilizado deve ser de uso exclusivo do QSNFe. Após a extração dos arquivos, ou se não possuir anexos, o e-mail é apagado.
  • Monitor de recebimento: Responsável pelo processamento dos arquivos recebidos, manifestação do destinatário e consulta de documentos de interesse (que a empresa é destinatária ou tem alguma participação). Faz a validação de Schema, da assinatura, de CNPJ do destinatário e com a SEFAZ de origem. Uma vez validado é gerado um arquivo para importação no Q4-ERP.


1 - Inicie o QSNFe.
2 - No menu superior selecione ‘Monitor’, ‘Parâmetros’.
3 - Na tela que se abre é possível definir para cada monitor se ele está habilitado (não será possível iniciar se estiver desmarcado), o tempo de espera (o tempo de intervalo para cada verificação, se o tempo for muito pequeno o processador pode ficar sobrecarregado) e se deve gravar log detalhado (recomendável marcar apenas sob orientação da QS).
Para todos os monitores, é possível definir se os vão rodar como serviço no Windows; se não for marcado a execução dos monitores dependerá do usuário iniciar ou parar manualmente. Caso os monitores não rodem como serviço é possível definir para rodar em segundo plano, para aliviar o uso do processador.
A QS recomenda que sempre seja utilizado os monitores como serviço, essa opção só não poderá ser utilizada se o certificado digital for modelo A3 (cartão físico).
4 - Depois de finalizado os parâmetros clique em ‘Salvar’.

Parâmetros

1- Inicie o QSNFe.

2- No menu superior clique em ‘Parâmetros’.

3- Será aberta uma tela com a lista dos parâmetros cadastrados, para cadastrar um novo parâmetro clique em ‘Novo’, ou dê dois cliques sobre um item da lista para editar.

4- Na tela de cadastro do parâmetro insira o CNPJ e o nome da empresa (o nome é utilizado apenas como referência para o cadastro, não tendo interferência no uso do QSNFe).
5- No quadro ‘Licença’ insira o servidor e o código da licença. Ao sair do campo, se o QSNFe conseguir encontrar a licença informada no servidor, os dados de conexão da licença serão carregados no quadro abaixo.

Obs: O campo ‘Permitir emissão de NFe em ambiente de Produção’ ficará desmarcado quando a licença for de teste.

6- (Opcional) Caso queira que o QSNFe guarde uma cópia de todos os arquivos de DFe’s emitidos e recebidos (autorizados) é possível informar um diretório no quadro ‘Diretórios de backup’.
Obs: O Q4-ERP já guarda uma cópia desses arquivos no banco de dados.

7- (Opcional) Caso queira receber uma cópia de todos os e-mails de nota fiscal emitidas é possível informar um e-mail em ‘Arquivos XML emitidos’.


8- Para os monitores de recebimento é necessário informar os diretórios do quadro ‘Diretório do recebimento’. O diretório ‘Não processados’ é onde o monitor de recebimento de e-mail grava os arquivos recebidos e o monitor de recebimento busca os arquivos para processar. O diretório ‘Não autorizados’ é onde o monitor de recebimento grava os arquivos que não passaram na validação. O diretório ‘Autorizados’ é onde o monitor de recebimento grava os arquivos que passaram pela validação e foram tratados para a importação no Q4-ERP.

9- No quadro de ‘Certificado’ é necessário informar o certificado digital que será usado para fazer a assinatura do XML e validar a comunicação com a SEFAZ.

Se o certificado for A1, no campo ‘Endereço’ informe o caminho do arquivo do certificado e no campo ‘Senha’ informe a senha do certificado. Em seguida clique em ‘Importar’.

 Se o certificado for A3 é necessário que ele esteja instalado no computador. No final do campo ‘Nome’ clique no botão ‘...’ e selecione o certificado e clique em ‘OK’. Em seguida clique em ‘Importar’.

10- Certifique-se de que a flag 'Ativo' do canto superior direito da tela está marcada e clique em 'Salvar'.


No Q4-ERP

Para que seja possível a emissão e recebimento de DFe’s também é necessário informar alguns parâmetrosno Q4-ERP.

  1. Abra o Q4-ERP e acesse a tela de Parâmetros Gerais em Segurança > Funções > Parâmetros Gerais.
  2. Nessa tela clique no botão ‘NF-e’.
  3.  No campo ‘Gerenciador’ selecione ‘QSNF-e’ e em ‘Versão XML’ selecione a versão mais recente.
  4. No quadro ‘Faturamento’, em ‘Vias DANFE’ informe o número de vias que será impressa automaticamente após a autorização da NFe, em ‘Tipo DANFE’ selecione qual DANFE será impressa. Em ‘Diretório NFe’ informe o diretório onde serão gerados os arquivos XML das notas fiscais emitidas, esse diretório precisa ser acessível tanto do terminal do Q4-ERP onde são emitidas as notas fiscais como do computador onde o QSNFe está rodando. Os demais campos são a parametrização do e-mail que será usado para enviar o arquivo XML e complementos ao destinatário.
  5. No quador 'Recebimento' , em 'Diretório NFe’ informe o diretório onde serão gravados os arquivos gerados pelo QSNFe para o Q4-ERP importar os arquivos recebidos. Esse diretório precisa ser acessível tanto do terminal do Q4-ERP que fará a importação dos arquivos recebidos como do computador onde o QSNFe está rodando. Os demais campos são a parametrização do e-mail que será usado pelo monitor de recebimento de e-mail para extrair os arquivos XML’s recebidos.

  6. Depois de informados os parâmetros clique em 'Confirmar'.

Alterando o certificado digital no QSNFe

Os certificados digitais têm prazo de validade, necessitando serem atualizados a cada um ano para o modelo A1 ou a cada três anos para o modelo A3. Apesar do certificado A3 ter uma validade maior ele tem mais limitações no seu uso e por depender de um cartão físico, dependendo do seu uso pode apresentar problemas antes da sua validade; por isso recomendamos o uso do certificado A1.


Para alterar o certificado digital usado pelo QSNFe siga os passos abaixo.

  1. Inicie o QSNFe.
  2. No menu superior clique em ‘Parâmetros’.
  3. Será aberta uma tela com a lista dos parâmetros cadastrandos, dê dois cliques sobre o parâmetro cadastrados para editar.
  4. No quadro 'Certificado' cliquem em 'Limpar' para apagar os dados do certificado anterior.
  5. Se o certificado for A1, no campo 'Endereço' informe o caminho do arquivo do certificado e no campo 'Senha' informe a senha do certificado. Em seguida clique em 'Importar'.
    Se o certificado for A3 é necessário que ele esteja instalado no computador. No final do campo ‘Nome’ clique no botão ‘...’ e selecione o certificado e clique em ‘OK’. Em seguida clique em ‘Importar’.
  6. Clique em 'Salvar'.
  7. Reinicie os monitores para pegar o certificado novo.

Atualizando a Versão do Q4-ERP

  1. Inicie o QSNew.
  2. Selecione a instalação do Q4-ERP que deseja atualizar e clique em ‘Verificar atualizações’.
  3. O QSNew irá exibir as versões disponíveis para download. Selecione a versão para a qual deseja atualizar e clique em ‘Baixar’.
  4. Depois de finalizado o download, no quadro ‘Atualizar’, na lista ‘Para’ selecione a nova versão para a qual você deseja alterar e cliquem em ‘Atualizar’.
  5. Quando a atualização terminar será exibida uma mensagem de sucesso.
  6. Nos terminais de usuários que estiverem usando o QSConnect a atualização ocorrerá automaticamente na próxima vez que for aberto o Q4-ERP. Caso o QSConnect não estiver sendo utilizado, com o Q4-ERP fechado, execute o arquivo AtualizaQ4.bat.