Introdução:
Este procedimento tem como objetivo auxiliar na instalação/configuração do aplicativo QSNFe, desenvolvido pela empresa QSERP.
Definição:
Esse software é o responsável por toda a comunicação do Q4-ERP© com os serviços das SEFAZ, tanto para as notas fiscais recebidas como para as emitidas pela empresa.
Ele tem uma interface de configuração e pode rodar como serviço no Windows ou como software de área de trabalho. É recomendável, porém que ele seja configurado para rodar como serviço no Windows, para isso é necessário que a empresa tenha um certificado digital modelo A1; a configuração para rodar como software de área de trabalho só deve ser utilizada se a empresa possuir apenas um certificado digital modelo A3. Deve ser instalado em um servidor, pode ser o mesmo servidor do QSServer.
Requisitos de hardware mínimos:
- Memória RAM (Disponível) – 100MB
- HD (Disponível) – 500MB
- Processador – 2 núcleos, 1.4GHz
*Você pode baixar a última versão do QSNFe através da guia Download.
Instalação
1º - Realize o Download e a Extração do arquivo executável, selecione a pasta onde será salvo os arquivos do aplicativo (C:\Program Files\Quadrante\QSNFe).
2º - Se não houver nenhum outro aplicativo QS já instalado, instale os componentes Access Database Engine e SQL Server Client (Versão compatível com o Sistema Operacional).
1º - Após a instalação ser concluída, ao abrir o aplicativo será apresentado a seguinte tela:
2º - Ao clicar na guia Parâmetros, será aberta a janela para adicionar e configurar os detalhes dos arquivos do cliente, como Certificados A1 e A3, pastas de documentos recebidos e pasta de backup. Clique em Novo para adicionar as configurações. Insira o CNPJ do Cliente e o Nome.
Conexão:
Licença: Insira o nome do Servidor do Banco de Dados junto com o Código da Licença
Banco de Dados: Os dados serão adicionados automaticamente.
Diretórios de Backup: Local onde será realizado uma cópia dos arquivos das notas fiscais (Recebidas e Emitidas).
Arquivos de NFe’s emitido: Todos os e-mails enviados com os arquivos NFe’s emitidos, será encaminhado com cópia para o e-mail inserido.
Diretórios do recebimento: Pastas com os arquivos recebidos via e-mail.
- Não processados: Notas de recebidas que não foram processadas.
- Não autorizados: Notas não autorizadas pelo SEFAZ.
- Autorizados: Notas autorizadas pelo SEFAZ.
Certificado: Caminho do certificado digital da máquina.
- A1: Obrigatoriamente tem que ser instalado na máquina local. Em Endereço você irá selecionar o caminho em que se encontra o arquivo e então você terá que inserir a senha do certificado A1 (campo Senha). Ao clicar em importar ele irá importar o restante dos dados (Nome e Validade) automaticamente.
- A3: No campo Nome você irá selecionar o certificado A3 (pendrive) e clicar em importar, ele automaticamente irá inserir os outros dados. O usuário terá que inserir a senha sempre no primeiro uso o dia.
Após completar as informações, clique em Adicionar.
3º - Após os dados inseridos irá exibir o Cliente cadastrado na tela Parâmetro.
4º - Na guia Monitor temos as telas de Painel de Controle e Parâmetros.
Painel de Controle: Faz o controle dos serviços do QSNFe.
- Monitor de envio: Envio de DF-e
- Monitor de recebimento: Recebimento de DF-e
- Monitor de E-mail: Envio de E-mail DF-e
Parâmetros: Tela de definição de tempo e logs dos serviços do QSNFe. Por padrão o Gravador de log detalhado vem desabilitado, então deve-se habilitá-lo e o Tempo de espera configurado conforme a imagem abaixo.
Atenção: Para certificados A3 o campo Executar monitores como serviço deve ser desmarcado, e os 3 Serviços do QSNFe do Windows (services.msc) deverão ser desabilitados.
5º - Ao voltar a tela inicial do aplicativo QSNFe temos a guia Logs:
- Limpar logs: Período em que deseja excluir os logs antigos do sistema.
6º - Sobre: Indicará a versão do sistema QSNFe. E ao clicar no botão Verificar atualizações... ele verificará se há atualizações, e se houver, instalará automaticamente.