Este processo é utilizado por empresas que realizam a venda de produtos ou serviços projetados de acordo com a demanda de cada cliente. Através deste processo e possível criar um orçamento baseado em produtos e serviços pré-cadastrados para realizar a formação de preço, e posteriormente este orçamento poderá ser faturado como produto, um serviço ou faturar os produtos utilizados na elaboração desse produto. Também é possível vincular este orçamento/pedido de serviço com Ordens de Serviço para controle de mão de obra e com a Requisição de Material para apuração de custos reais de um projeto.

 

Pré-Requisitos

 Estas são as informações que devem ser previamente cadastradas para utilizar esta rotina:

 

Como emitir um pedido de serviço?

Diferente do Pedido de Venda que pode ou não ser gerado a partir de um orçamento, o Pedido de Serviço sempre é gerado a partir de um orçamento, que é feito através da tela Vendas > Funções > Orçamento de Serviço. 

O usuário deverá preencher o cabeçalho com as informações básicas do pedido: Prazo Estimado, Cliente, Condição de Pagamento e Vendedor. O campo de itens é um campo descritivo para detalhes da entrega do projeto/serviço e para definir o preço é utilizada a função de Composição de Custo, para determinados os materiais e serviços necessários para desenvolver o projeto solicitado pelo cliente. Também é possível gerar um orçamento apenas com a descrição dos itens, para que seja custeado posteriormente por uma equipe técnica.

 

COMPOSIÇÃO DO CUSTO

Em alguns casos o comercial recebe a solicitação do cliente, mas é a equipe técnica que avalia os custos envolvidos no projeto pois são responsáveis por detalhar o materiais e serviços necessários para a execução do projeto. A função de Composição de Custo tem este objetivo, auxiliar na formação do preço de venda do projeto baseado nos custos. Portanto aqui o usuário irá informar todos os materiais e serviços necessários para execução do projeto, a % de lucro desejada e os impostos incidentes dobre a venda.

  1. Materiais: estes materiais devem estar previamente cadastrados (ver Cadastro de Produto), o valor exibido será o de custo do produto. Este valor de custo é calculado com base nas compras e será definido de acordo com o parâmetro em Segurança > Funções > Parâmetros da Empresa > Calculo do Custo, onde é definido se o custo será o valor da última compra ou média ponderada;

  2. Serviços: estes serviços devem estar previamente cadastrados e custeados (ver Centro de Trabalho);

  3. Markup: é uma porcentagem de lucro desejada sob o valor de custo dos materiais e serviços;

  4. Imposto: é a alíquota de impostos que incidem sobre a venda daquele projeto;

 Somando todos estes valores de custos mais os lucros desejados, o sistema irá exibir um Preço Mínimo de venda. No campo preço do item o sistema irá carregar o valor mínimo mas o usuário pode alterar essa informação, inserir um desconto, e o valor que será exibido no Orçamento é o do campo Preço Venda.

Aprovação do Orçamento de Serviço

Caso o orçamento seja gerado sem preço para que seja custeado e valorizado posteriormente ele ficará disponível em Vendas > Consulta > Orçamentos Pendentes. Ao clicar em Orçar será exibida a tela de Composição de Custo, se confirmado o Orçamento já valorizado será exibido em Vendas > Consulta Orçamentos em Aberto.

Através desta tela o usuário pode Aprovar o orçamento para que se torne um Pedido de Serviço, Reprovar para que seja encerrado caso o cliente recuse a proposta, gerar uma requisição de compra dos itens que foram incluídos do orçamento. Ao clicar em requisição, automaticamente os sistema irá gerar uma requisição de compra para os itens sem estoque.

Quando o cliente retornar com a aprovação do orçamento, ele deve ser aprovado para se tornar um Pedido de Serviço. Caso o cliente reprove, o orçamento deverá ser Reprovado através da mesma tela. Todas essas movimentações podem ser consultadas em Vendas > Consulta > Orçamento de Serviço Emitido

O pedido de serviço

 Ao aprovar um orçamento, ele se torna um Pedido de Serviço, e pode ser consultado em Vendas > Consulta > Pedidos de Serviço Confirmados. Nesta tela serão exibidos todos os orçamentos de serviços aprovados que se tornaram pedidos. Estes pedidos podem ter 2 situações diferentes:

Pendente: são os orçamentos confirmados mas ainda não possuem ordem de serviço;
Execução: são os orçamentos confirmados que já possuem ordem de serviço aberta;

 A Ordem de Serviço pode ser gerada através desta tela para fique vinculada ao pedido de serviço para apuração de custos com mão de obra e também para requisição de materiais. Um orçamento pode possuir mais de uma Ordem de Serviço vinculada.

Ao realizar um Apontamento de Mão de Obra e uma Requisição de Material para OS é necessário informar um número de Ordem de Serviço. Portanto o sistema irá registrar esses apontamentos para realizar a comparação dos materiais e serviços orçados e utilizados.

Faturamento de um pedido de serviço

Ao finalizar a execução de um projeto para clientes é possível faturar este projeto de 3 formas diferentes. Está definição é feita na tela Vendas > Funções > Pedidos de Serviço a Faturar, onde serão exibidos todos os pedidos de serviço e a situação de acordo com a ordem de serviço vinculada a ele, e você poderá definir se o faturamento será:

  1. De um serviço.
  2. De um produto final: é necessário determinar um código.
  3. Dos itens utilizados no projeto (via requisição para OS).

Veja mais sobre o faturamento de pedido de serviço aqui.