Este processo é utilizado por empresas que realizam a venda de produtos ou serviços projetados de acordo com a demanda de cada cliente. Através deste processo e possível criar um orçamento baseado em produtos e serviços pré-cadastrados para realizar a formação de preço, e posteriormente este orçamento poderá ser faturado como produto, um serviço ou faturar os produtos utilizados na elaboração desse produto. Também é possível vincular este orçamento/pedido de serviço com Ordens de Serviço para controle de mão de obra e com a Requisição de Material para apuração de custos reais de um projeto.
Pré-Requisitos
Estas são as informações que devem ser previamente cadastradas para utilizar esta rotina:
- Cadastro de Cliente
- Cadastro de Produto
- Cadastro de Vendedor
- Condição de Pagamento de Venda
- Cadastro de Natureza de Operação
- Cadastro de Tributação de Material
- Centro de Custo
- Centro de Trabalho
Como emitir um pedido de orçamento de serviço?
Diferente do Pedido de Venda que pode ou não ser gerado a partir de um orçamento, o Pedido de Serviço sempre é gerado a partir de um orçamento, que é feito através da tela Vendas > Funções > Orçamento de Serviço.
O usuário deverá preencher o cabeçalho com as informações básicas do pedido: Prazo Estimado, Cliente, Condição de Pagamento e Vendedor.
O campo de itens é um campo descritivo para detalhes da entrega do projeto/serviço e para definir o preço é utilizada a função de Composição de Custo, para determinados os materiais e serviços necessários para desenvolver o projeto solicitado pelo cliente. Também é possível gerar um orçamento apenas com a descrição dos itens, para que seja custeado posteriormente por uma equipe técnica.
COMPOSIÇÃO DO CUSTO
Em alguns casos o comercial recebe a solicitação do cliente, mas é a equipe técnica que avalia os custos envolvidos no projeto pois são responsáveis por detalhar o materiais e serviços necessários para a execução do projeto. A função de Composição de Custo tem este objetivo, auxiliar na formação do preço de venda do projeto baseado nos custos. Portanto aqui o usuário irá informar todos os materiais e serviços necessários para execução do projeto, a % de lucro desejada e os impostos incidentes dobre a venda.
- Materiais: estes materiais devem estar previamente cadastrados (ver Cadastro de Produto), o valor exibido será o de custo do produto. Este valor de custo é calculado com base nas compras e será definido de acordo com o parâmetro em Segurança > Funções > Parâmetros da Empresa > Calculo do Custo, onde é definido se o custo será o valor da última compra ou média ponderada;
- Serviços: estes serviços devem estar previamente cadastrados e custeados (ver Centro de Trabalho);
- Markup: é uma porcentagem de lucro desejada sob o valor de custo dos materiais e serviços;
- Imposto: é a alíquota de impostos que incidem sobre a venda daquele projeto;
Somando todos estes valores de custos mais os lucros desejados, o sistema irá exibir um Preço Mínimo de venda. No campo preço do item o sistema irá carregar o valor mínimo mas o usuário pode alterar essa informação, inserir um desconto, e o valor que será exibido no Orçamento é o do campo Preço Venda.
Aprovação do Orçamento de Serviço
Caso o orçamento seja gerado sem preço para que seja custeado e valorizado posteriormente ele ficará disponível em Vendas > Consulta > Orçamentos de Serviços Pendentes. Ao clicar em Orçar será exibida a tela de Composição de Custo. Se confirmado o Orçamento já valorizado será exibido em Vendas > Consulta > Orçamentos de Serviços em Aberto.
Através da tela Orçamentos de Serviços em Aberto o usuário pode:
- Aprovar o orçamento para que se torne um Pedido de Serviço
- Reprovar para que seja encerrado caso o cliente recuse a proposta.
- Gerar uma requisição de compra dos itens que foram incluídos do orçamento.
- Ao clicar em Sim, automaticamente os sistema irá gerar uma requisição de compra para os itens sem estoque.
Quando o cliente retornar com a aprovação do orçamento, ele deve ser aprovado para se tornar um Pedido de Serviço. Caso o cliente reprove, o orçamento deverá ser Reprovado através da mesma tela. Todas essas movimentações podem ser consultadas em Vendas > Consulta > Orçamento de Serviço Emitido
O pedido de serviço
Ao aprovar um orçamento, ele se torna um Pedido de Serviço, e pode ser consultado em Vendas > Consulta > Pedidos de Serviço Confirmados. Nesta tela serão exibidos todos os orçamentos de serviços aprovados que se tornaram pedidos. Estes pedidos podem ter 2 situações diferentes:
- Pendente: são os orçamentos confirmados mas ainda não possuem ordem de serviço;
- Execução: são os orçamentos confirmados que já possuem ordem de serviço aberta;
A Ordem de Serviço pode ser gerada através desta tela para fique vinculada ao pedido de serviço para apuração de custos com mão de obra e também para requisição de materiais. Um orçamento pode possuir mais de uma Ordem de Serviço vinculada.
Ao realizar um Apontamento de Mão de Obra e uma Requisição de Material para OS é necessário informar um número de Ordem de Serviço. Portanto o sistema irá registrar esses apontamentos para realizar a comparação dos materiais e serviços orçados e utilizados.
Faturamento de um pedido de serviço:
Ao finalizar a execução de um projeto para clientes é possível faturar este projeto de 3 formas diferentes. Está definição é feita na tela Vendas > Funções > Pedidos de Serviço a Faturar, onde serão exibidos todos os pedidos de serviço e a situação de acordo com a ordem de serviço vinculada a ele, e você poderá definir se o faturamento será:
- De um serviço.
- De um produto final: é necessário determinar um código.
- Dos itens utilizados no projeto (via requisição para OS).
Veja mais sobre o faturamento de pedido de serviço aqui.