O QUE É ALIMENTAR UMA ORDEM DE FABRICAÇÃO?
A alimentação da ordem de fabricação ou o empenho de material consiste em disponibilizar as matérias primas e componentes necessários para a produção de um material, dessa forma estes itens sairão do estoque disponível e ficarão reservados para uma ordem de fabricação específica. É através da alimentação da OF que o sistema vincula os lotes de recebimento com o lote de produção para garantir a rastreabilidade do materiais produzidos, e esta informação também é utilizada nos cálculos de custo de fabricação.
PRÉ-REQUISITOS
- Estrutura de Produto – Precisa de um estrutura criada do PA e dos Componentes;
- Parâmetros de Controle de Materiais – Selecionar ALIMENTA PARA OF nos cadastros de componentes;
- Planejamento e Controle de Produção
COMO ALIMENTAR UMA ORDEM DE FABRICAÇÃO:
Ao realizar a alimentação de uma ordem de fabricação o sistema irá separar os lotes dos materiais e reservar para esta OF, portanto os itens sairão do estoque disponível e ficarão em processo. O critério de saída desses materiais do estoque é parametrizável em Parâmetros de Controle de Materiais, pode seguir o FIFO (first in first out) ou FEFO (first expire first out). Este processo pode ser feito de 2 formas:
1. ALIMENTAÇÃO AUTOMÁTICA:
- Abertura da Ordem de Fabricação:
Na tela para emissão de Ordem de Fabricação selecione a caixa de seleção 'ALIMENTAR OF'. Quando a caixa estiver marcada, o sistema irá fazer a alimentação de todos os componentes dessa ordem de fabricação automaticamente.
Opção de Quebra OF por Lote:
Esta opção deve ser utilizada quando há necessidade de garantir a rastreabilidade, pois quando marcada, toda vez que for necessário utilizar mais de um lote de material para uma ordem de fabricação, o sistema irá quebrar automaticamente esta OF em 2 para que sempre seja mantido apenas um lote de cada componente para cada ordem de fabricação.
- Para todos os itens da estrutura:
Na tela PCP > Consulta > Ordens de Fabricação em Aberto clique no botão 'ALIMENTAR COMPONENETES', ao clicar nesse botão o sistema verificará a estrutura do produto, validará a quantidade disponível em estoque, e realizará o empenho do material para a OF.
Para habilitar essas opções é necessário solicitar ao administrador da empresa que ative a opção 'Permitir alimentação automática da OF' em Ordem de Fabricação da tela de Parâmetros Gerais.
2. ALIMENTAÇÃO MANUAL
Caso a OF não seja alimentada automaticamente no momento em que foi aberta por falta de material, ou por qualquer outra razão, este processo pode ser feito posteriormente de 2 maneiras:
- Individualmente:
Utilize a tela PCP > Funções > Alimentação da Produção para fazer o empenho de materiai. Através desta função é necessário informar o número da ordem de fabricação, o material que está sendo alimentado, número do lote e a quantidade que será alimentada. Ao selecionar o lote o sistema irá exibir as quantidade disponíveis de cada lote, quantidade reservada e a quantidade necessária para esta ordem de fabricação.
ra habilitar a opção de Alimentar OF, é preciso ativar o parâmetro "Permitir alimentação automática da OF" nos Parâmtros Gerais.
- OF's pendentes de alimentação:
Na tela PCP > Funções > Alimentação de Produção Pendentes serão exibidas as OFs e os respectivos componetes que não estão alimentados. Nesta tela você pode filtrar por uma OF específica ou desaabilitar o botão 'Não carregar dados ao abrir' para que sejam carregadas todas as Ordens ao abrir a tela.
- Alimentação da OF: Exibirá os componentes alimentados da Ordem de Fabricação, junto as suas quantidades.
- Alimentar componente: Será aberto a tela de Alimentação da Produção com algumas informações parametrizadas.
