Clientes que utilizam o Google como provedor de e-mail precisavam habilitar o acesso de aplicativos menos seguros para que essas contas pudessem realizar o envio e recebimento de e-mails no Sistema Q4 ERP, porém este recurso foi desabilitado dia 30/03/2022, conforme informado: Apps menos seguros e a Conta do Google.
Ao decorrer deste documento está o passo-a-passo de como realizar a configuração das contas do Google no Sistema Q4 ERP.
Está configuração deve ser aplicada a todas as contas Google dos usuários que realizem o Envio e Recebimento de e-mails no Sistema Q4 ERP.
Sugerimos que o procedimento a seguir seja realizado junto ao departamento de TI ou administrador dos e-mails.
1. Ao acessar www.google.com clique no ícone de sua conta no canto superior direito, e em seguida no botão Gerenciar sua Conta do Google.
2. Na lateral esquerda da tela de gerenciamento da conta, clique na parte de Segurança e desça a tela até a área de Como fazer login no Google.
Caso o campo Verificação em duas etapas esteja como Desativada, conforme imagem abaixo, clique na setinha (>) para configurar a verificação em duas etapas pela primeira vez. Caso contrário avance para a 5ª etapa da configuração.
3. Na tela de Verificação em duas etapas clique no botão Começar na parte inferior da tela.
4. Insira a senha de sua conta e em seguida cadastre a melhor forma de realizar a Verificação em duas etapas.
5. Ao confirmar a verificação aparecerá na área de Segurança a Verificação em duas etapas como Ativada e também habilitará o campo Senhas de app.
No campo Senhas de app clique em Nenhuma (>), como indicado abaixo.
6. Ao abrir a tela Senhas de app selecione a última opção (Outro) na lista de seleção de aplicativos.
7. Digite um nome para o aplicativo, por exemplo Sistema ou Q4 ERP, e clique em Gerar.
8. O Google irá gerar uma senha de 16 dígitos, conforme mostra a imagem abaixo. Essa será a senha que usará no Sistema Q4 ERP, salve a mesma até finalizar a configuração.
OBS: Indicamos que essa senha seja salva em um lugar seguro. Caso ocorra de perde-la ou esquece-la você pode gerar outra realizando o procedimento novamente.
9. No sistema Q4 ERP insira a senha gerada nas telas Segurança > Funções > Usuários para a conta de e-mail do usuário.
10. No sistema Q4 ERP insira a senha gerada na tela Segurança > Funções > Parâmetros Gerais > Aba NFe para a(s) conta(as) de e-mail que realiza o envio e recebimento de Notas Fiscais.