O Q4 ERP dispõe de algumas rotinas e utilitários para facilitar e otimizar suas tarefas diárias. Uma dessas rotinas é a importação automática dos arquivos XML enviados pelos seus fornecedores, que aparecem à direita na tela de Recebimento, localizada em PCP > Funções > Recebimento:



Abaixo temos algumas possíveis causas de a importação falhar, e suas respectivas formas de solução:


1. Senha incorreta do E-mail de recebimento no Q4:

Essa configuração faz a comunicação entre o e-mail de recebimento e o Q4, passando pelo QSNFE durante o processo.


 

Caso a senha do E-mail utilizado para envio/recebimento das notas tenha sido alterado, deve se atualizar com a nova senha na tela em: Segurança > Funções > Parâmetros Gerais> NF-e.


2. Serviços do QSNFE com erro ou travados:

As vezes por conta do tempo em execução, ou mesmo uma oscilação de rede ou algum outro fator externo, os processos do QSNFE podem ficar travados, com indicativos de que estão em execução. 


Nesse caso, deve-se reiniciar os serviços do QSNFE, que pode ser feito por dois caminhos:


  1. Diretamente pelo QSNFE: Ao abrir o QSNFE clique em Monitor > Painel de controle, onde irão aparecer os 3 serviços pertinentes ao QSNFE com botões para parar e iniciar o serviço, para eles, e após estarem todos pausados, inicie-os novamente.

  2. Gerenciador de tarefas: Em alguns casos pode ser necessário que o reinício dos serviços precise ser feito pelo gerenciador de tarefas, onde estarão dispostos da seguinte forma, na aba Serviços:
    Basta clicar com o botão direito do mouse no serviço, e clicar em Parar, aguarde até que o Status esteja como 'Parado' para então iniciá-o novamente.


  3. Erro de caminho das pastas no QSNFE: Ainda no QSNFE, temos nas configurações, o campo para informar as 3 pastas, onde os arquivos XML de notas Recebidas são tratados pelo sistema. As pastas criadas são:
  • Proc (em processamento);
  • Naut (não autorizadas);
  • Aut (Autorizadas):