Saber identificar quando a mensagem que o sistema exibe é realmente um erro do sistema ou apenas um aviso é importante para economizar tempo, visto que nem todas as rotinas impedem que você continue a rotina. 

Confira aqui como identificar o tipo de mensagem e quando você deve abrir um ticket. 

Como eu identificado o tipo de mensagem?

Todas as mensagens possuem um ícone que indica o seu tipo. 


1. Mensagem de validação que impede a continuação da rotina

Será exibida com um X por que você está tentando executar uma ação não permitida na rotina. Neste caso, você estará impedido de prosseguir. 

Ex: Gerar um OF para um produto que pertence a uma família de produto que não é do tipo produzido. 



O que fazer?

Neste caso, não se trata de um erro de software e sim de rotina, por isso, é necessário mudar a ação atual ou corrigir o cadastro prévio.


2. Mensagem de erro de sistema que impede a continuação da rotina

As mensagens que possuem um X mas que contenham códigos ou palavras em inglês indicam que existe um erro no sistema. 


O que fazer?

Neste caso, será necessário abrir um Ticket para que o erro seja corrigido. 


3. Mensagem de alerta que não impede a continuação da rotina

São mensagens com um ícone de exclamação em amarelo por que você está executando uma ação possível, mas que não está de acordo com as regras de negócio. O sistema apenas alerta sobre a ação. 

Ex: Receber a Nota Fiscal sem o número de chave.


O que fazer?

Se você continuar a rotina será executada sem problemas, se você não continuar pode alterar a informação e prosseguir depois. 


4. Mensagem de confirmação da conclusão de uma ação

Ao concluir um ação o sistema trás o aviso que a ação foi executada. Não é uma mensagem de erro. 

Ex: A ordem de fabricação foi gerado com sucesso. 



5. Mensagem de aviso de uma alteração não salva

Se você tentar alterar uma cadastro e sair da tela sem salvar, essa mensagem será exibida. 


O que fazer?

Se você clicar em "Sim", o sistema fechará a tela e não serão salvos as informações. Ao clicar em "Não", a tela continuará aberta para finalizar e salvar. 


6. Mensagem de aviso de informação incompleta

Quando um campo é de preenchimento obrigatório e você apaga a informação e tenta editar um outro campo, o sistema irá exibir a mensagem. 

Ex: nos campos de código, quando a informações é apagada é exibida essa mensagem.


O que fazer?

Se você pressionar a tecla 'ESC' o sistema irá preencher com a última informação que estava no campo (semelhante a função 'Desfazer') ou então você deverá preencher alguma informação válida.