A Requisição de Serviço tem como objetivo permitir que usuários de diferentes áreas solicitem a compra serviços. Estas requisições poderão ou não passar por uma aprovação de um superior da área, e também por uma segunda aprovação até que esteja disponível para o comprador iniciar o processo de compras. Utilizando este recurso você garante que todas as solicitações da empresa passem por uma análise crítica antes da compra e terá informações de custeio por área ao vincular a requisição a um centro de custo, além de ter todas as informações centralizadas para facilitar o processo de compra.
PRÉ-REQUISITOS:
Estas são as informações que devem ser previamente cadastradas para utilizar esta rotina:
COMO GERAR UMA REQUISITO DE COMPRA DE SERVIÇO?
A requisição de serviço poderá ser gerada a partir de um Pedido de Venda, de um Orçamento de Serviço, ou diretamente pela função Compras > Funções > Requisição de Compra.
1. APROVAÇÃO: SUPERIOR DO REQUISITANTE:
Após a confirmação da Requisição de Serviço, a mesma ficará pendente na tela COMPRAS > CONSULTAS > REQUISIÇÕES DE SERVIÇOS EMITIDAS aguardando aprovação do supervisor imediato do requisitante. Nessa tela as requisições de serviço podem ser filtradas para exibir apenas as que estão pendentes ou todas emitidas em determinado período. Ao clicar no botão “Aprova”, o aprovador deve selecionar quais itens da requisição estão Aprovados para compra. Os itens podem ser marcados individualmente, ou caso todos estejam aprovados, podem ser selecionados com o botão ‘Aprovar Todos’.
2. APROVAÇÃO: GERENTE DE COMPRAS:
Após aprovação do supervisor imediato, a Requisição irá para a tela COMPRAS > CONSULTAS > REQUISIÇÕES DE SERVIÇOS PENDENTES para ser aprovada pelo responsável por compras da empresa.
A coluna situação mostrará em qual estágio se encontra aquela requisição:
- Liber.sup = Passou pela primeira aprovação, do superior imediato, está pendente aprovação do responsável por compras;
- Liber.comp = Passou pela segunda aprovação, do responsável por compras, e está disponível para o comprador iniciar o processo de compras.
Ao clicar em "Aprovar", o responsável deverá ser informado de qual fornecedor será comprado o serviço. Caso a requisição não seja aprovada, o aprovador poderá cancelar a requisição, e a mesma voltará para a tela de ‘Requisição de Serviço’, ou poderá encerrá-la, colocando o motivo no encerramento, e a mesma ficará na tela de ‘Requisições Emitidas’.
GERANDO PEDIDO A PARTIR DE UMA REQUISIÇÃO:
Após todo o processo de aprovação e liberação acima mencionados, os itens ficarão pendentes na tela COMPRAS > FUNÇÕES > PEDIDO DE SERVIÇO para início do processo de compra pelo comprador.