O apontamento da produção é a alimentação do sistema com as informações de quantidade produzidas, tempos, máquinas utilizadas e operadores trabalhando. Estes registros serão utilizadas para análises de produtividade, acompanhamento da produção, entre outros.


Pré-requisitos:


O apontamento pode ser realizado de varias formas:

  1. Manual: o operador escreve na OF impressa os horários e quantidades, e essa informação é registrada no sistema posteriormente;
  2. Terminal com leitor de código de barras: o operador faz a leitura do código de barra através de um terminal na fábrica, e informa direto no sistema a quantidade produzida;
  3. Coletor automático: um equipamento instalado na máquina faz a leitura da quantidade produzida de acordo com os sinais emitidos pelo maquina, e esta informação é lançada automaticamente no sistema;


1. Apontamento Manual:

Este tipo de apontamento é feito acessando a tela PCP > Funções > Apontamento de Produção.

O número da ordem de fabricação deve ser digitado e os campos Processo, Produto, Data da Ultima Operação e Descrição serão preenchidos automaticamente.


O usuário deve informar o Número da operação do processo de fabricação que está sendo apontada, a máquina em que foi produzida, o funcionário que realizou a operação, data e horário de inicio e fim e a quantidade. Este cadastro também determina se a opção Bloqueio será habilitada (confira Apontamento de Rejeição).


2. Apontamento Terminal:

Este tipo de apontamento é feito acessando a tela PCP > Funções > Apontamento Terminal.

 

O número da ordem de fabricação pode ser lido através de leitora de código de barra. Ao inserir a OF os campos Processo, Produto, Data da Ultima Operação e Descrição serão preenchidos automaticamente.

O usuário deverá informar o Número da operação do processo de fabricação (ou realizar a leitura do código de barras) que está sendo apontada, a máquina em que foi produzida, o funcionário que realizou a operação, data e horário de inicio e fim e a quantidade. Se a opção Produzido estiver selecionada basta confirmar e o apontamento. Este cadastro também determina se a opção Bloqueio será habilitada.


3. Apontamento automático via coletor de dados:

Esta opção requer a aquisição de coletor que são instalados nas máquinas e fazem a leitura em tempo real da produção. Estes coletores são integrados ao Q4 e todos os apontamentos automáticos ficam no gerenciador de apontamentos.


4. Apontamento via QSApp:

No aplicativo QSApp você acessará a tela Produção > Apontamentos de Produção, clique no + no canto inferior para realizar um novo apontamento de Ordem de Fabricação. Em seguida informe: Número da OF, a operação realizada, funcionário, data e hora de início e fim do apontamento e as devidas quantidades aprovadas e rejeitadas.



Consultas:

  • Apontamentos de Produção: exibe detalhes de todos os apontamentos realizados dentro do período informado no critério. Permite consultar a OF referente ao apontamento ou estornar um apontamento realizado.