Para acessar o sistema você precisa ter um nome de usuário e senha criado. Se você for o administrador do sistema e estiver fazendo seu primeiro acesso ao sistema, este artigo ensina como fazer o primeiro acesso.


Como acessar o sistema pela primeira vez?

Para iniciar o uso do sistema é necessário realizar dois parâmetros principais que são: 

  1. Os dados cadastrais da empresa
  2. A criação dos usuários e suas permissões para login no sistema.

A partir destes cadastros, o acesso ao sistema estará liberado.


Outros parâmetros relacionados a rotinas estão em Segurança > Funções > Parâmetros Gerais, mas estes só devem ser alterados pelo administrador do sistema, e com orientação de um dos técnicos de suporte, pois influenciam nas rotinas e cálculos do sistema.


1. Cadastro da Empresa

Para realizar o cadastro da empresa acesse Segurança > Funções > Empresas. Todos os campos devem ser preenchidos, pois estas informações serão exibidas em alguns documentos gerados pelo sistema como Orçamentos e Pedidos.

O sistema é multiempresa, portanto é possível cadastrar mais de uma empresa (CNPJ), basta utilizar o botão NOVO REGISTRO. As empresas são controladas separadamente, para cada uma serão cadastrados parâmetros independentes, entretanto os cadastros de Clientes, Fornecedores, Produtos, e todas as tabelas que estão em Básico, são informações compartilhadas entre todas as empresas cadastradas.

Após os dados cadastrais básicos, também é necessário cadastrar os endereços de venda, entrega e cobrança. Para isso acesse Segurança > Funções > Endereços. Este cadastro é obrigatório para realizar as rotinas de faturamento e recebimento, portanto é necessário que seja cadastrado pelo menos um endereço de venda como padrão, e um de entrega como padrão.


2. Cadastro dos Usuários

Para cadastrar os usuários do sistema acesse Segurança>Funções>Usuários, clique do botão NOVO REGISTRO, para o sistema limpar a tela para um novo cadastro, caso contrário você irá alterar um cadastro existente.

Campos:

  • Usuário: é o nome que será informado para fazer login no sistema, e que será exibido nos relatórios ou logs do sistema;

  • Nome: é o nome completo do funcionário;

  • Departamento: deve ser previamente cadastrado em Básico > Funções > Departamentos;

  • Nível: até a versão 5.8 este campo indicava o nível de aprovação que o usuário poderia exercer (Ex: aprovação de requisição, pedido de compra);

  • Senha: é a senha de acesso ao sistema, existe diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas;

  • Empresas Autorizadas: para as empresas que possuem mais de uma empresa cadastrada no mesmo banco de dados, neste campo deve ser indicado a quais empresas do banco de dados este usuário terá acesso;

  • E-mail: é o e-mail do usuário que será utilizado para envio de pedidos, ou outras informações;

  • Usuário: é o e-mail do usuário que será utilizado para envio de pedidos, ou outras informações;

  • Senha: é a senha do e-mail do usuário;

  • Opções: é possível copiar as permissões de um outro usuário já existente para facilitar o cadastro, através de Opções, ou inativar um usuário;

  • Assinatura: é possível colocar uma imagem de assinatura digital, para que seja exibida nos pedidos, ou qualquer relatório que conste essa informação;

Permissões: na aba permissões é onde são definidas as telas em que o usuário poderá ter acesso. Selecione o módulo, para que o sistema exibia as telas disponíveis, depois com o 'CTRL' você marca quais telas o usuário terá permissão, e clique no botão > para incluir a permissão.

Aprovações: algumas rotinas do sistema possuem aprovações, para definir que tipo de aprovação um usuário poderá realizar você deve incluir as aprovações na aba Aprovações.

Para consultar quais usuário possuem acesso a uma determinada tela acesse Segurança > Consulta > Permissões dos Usuários.


3. Configuração de E-mail

Para conseguir enviar pedidos e outras informações diretamente do sistema é necessário que além do incluir o e-mail e a senha no cadastro do usuário, seja configurado o SMTP em Segurança > Funções > Parâmetros da Empresa > Email, estas configurações devem ser obtidas com o seu provedor de e-mail.