O Pedido de Compra de Serviço é utilizado para as compras serviços, como por exemplo o beneficiamento de material, a aferição de equipamentos, uma manutenção de máquinas ou a contratação de consultorias, entre outros serviços. Assim como o pedido de compra de material, o pedido de compra de serviço também pode ser do tipo aberto ou fechado, dependendo da negociação com o fornecedor.


Pré-Requisitos

Estas são as informações que devem ser previamente cadastradas para utilizar esta rotina:

  • Cadastro de Fornecedor
  • Cadastro de Condição de Pagamento de Compra
  • Cadastro de Serviços
  • Qualificação de Fornecedor

Como emitir um pedido de compra de serviço?

1. Criando um pedido manualmente

O processo do pedido de compra se inicia em Compras > Funções > Pedido de Serviço onde o usuário irá montar o pedido de compra informando o fornecedor e os serviços requisitados. Este serviços devem ser previamente cadastrados em Básico > Funções > Serviços, e os preços em Compras > Funções > Qualificação do Fornecedor de Serviço.


Tipos de Pedido

Nos pedidos de serviço também existem as opções Aberto e Fechado, porém ambos são gerados na mesma tela, diferente dos pedidos de compra de material que são gerados de formas diferentes.

  • Aberto: quando existe um contrato de prestação de serviços, ao realizar o recebimento o pedido continua em aberto;
  • Fechado: quando existe uma negociação a cada compra, ao realizar o recebimento o pedido é encerrado; 


Vinculando equipamentos à um serviço:

No botão equipamento é possível vincular códigos de máquinas e equipamentos que receberão os serviço contratado. Nesse caso, ao realizar o recebimento do serviço será necessário informar referente à qual equipamento é aquele recebimento.


2. Aprovando o pedido emitido

Após a confirmação do pedido de serviço, caso o usuário que realizou essa operação esteja cadastrado o nível inferior á supervisor (em seu cadastro de usuário) será necessário fazer a liberação do pedido para dar continuidade ao processo. Essa liberação é realizada na tela Compras > Consulta > Pedido de Compra para Liberação. Ao clicar no botão LIBERAR outra tela será aberta para o usuário conferir o pedido de compra e liberar informando a senha de login do seu usuário para liberação.


Como acompanhar a situação do pedido emitido (follow-up de compras)

Após a confirmação do pedido de serviço o usuário poderá consultá-lo em Compras > Consulta > Pedidos de Compra em Aberto. Nesta tela serão exibidos todos os pedidos gerados que ainda não foram encerrados, tanto os já aprovados como os que estão aguardando liberação. O usuário também tem a opção de cancelar o pedido para refazê-lo, encerrar o pedido (caso não for utilizá-lo no momento, pois poderá ser reaberto futuramente), consultá-lo, imprimi-lo via impressora ou visualização na tela e manda-lo por e-mail para o fornecedor.


Consultas e Relatórios do Processo

Consultas

  • Pedidos de Compra Emitidos: exibe todos os pedidos que foram emitidos dentro do período informado no critério de consulta, sua situação, e se já houve o recebimento de nota fiscal referente a este pedido. Também é possível filtrar a pesquisa por nome de fornecedor ou número de pedido.
  • Pedidos de Compra Encerrados: exibe todos os pedidos que foram encerrados dentro do período informado no critério de consulta, sua situação, e se já houve o recebimento de nota fiscal referente a este pedido. Também é possível filtrar a pesquisa por nome de fornecedor ou número de pedido, e reabrir um pedido encerrado através desta tela.
  • Pedidos de Compra em Aberto: exibe todos os pedidos em aberto, ou seja, que ainda possuam saldo para recebimento, portanto é a tela mais utilizada para acompanhamento dos pedidos de compra. Através desta tela é possível enviar uma copia do pedido ao fornecedor, cancelar o pedido caso ainda não tenha sido recebido para fazer alguma alteração, ou encerrar o pedido. 
  • Pedidos de Compra para Liberação: exibe todos os pedidos que foram emitidos e estão aguardando aprovação do responsável. 

Relatórios 

  • ABC de Serviço por Fornecedor: exibe a classificação de participação dos fornecedores nas compras de serviço 
  • Follow-up de Serviços: exibe os pedidos em aberto para o período definido no critério, organizados por fornecedor;