O que é a solicitação de nota diversa?
As notas fiscais de outras espécies que não são geradas a partir de um pedido de venda para um cliente, são geradas através da Solicitação de Nota Fiscal Diversa, por exemplo:
- Nota de entrada ou saída de simples remessa.
- Nota de entrada de importação.
- Nota de demonstração de produto.
- Nota de retorno de embalagem.
- Nota de devolução de mercadoria comprada.
Como gerar uma solicitação de nota fiscal diversa
Acesse PCP > Funções > Solicitação de NF Diversa.
- Selecione se a Nota é de entrada ou saída;
- Realizar o preenchimento do cabeçalho da nota, com a Natureza de Operação da Nota (CFOP), o destinatário da Nota (o campo Destinatário busca os cadastros de clientes e fornecedores e os exibe em ordem alfabética, todos mesclados), o Vendedor, a Condição de Pagamento, a transportadora, e caso haja necessidade os dados da carga definir se o frete é por conta do emitente ou destinatário, e o local de embarque nos casos de exportação/importação.
- Após inserir as informações do cabeçalho, deve-se incluir os produtos que serão faturados, pelos códigos (caso o usuário não saiba o código, posicionar o cursor no campo e aperte F3 para consultar o Help de Produtos ), indicar a quantidade, unidade de medida de venda, o valor e o lote do material (caso o material seja controlado por lote). Ao final da inclusão de cada item na nota é possível revisar a classificação fiscal de cada item, e corrigir se necessário, através do botão Trib., que levará para a tela de cadastro de tributação de material. No canto inferior esquerdo da tela existe a opção Imprime Detalhe que deve ser marcada caso os produtos da Nota necessitem que sejam impressos sua descrição detalhada.
Botão Orig.: Este botão só é habilitado quando o CFOP escolhido para emissão da nota é de operação de Saída de Material de Terceiro, para que o usuário indique a que nota recebida se refere este retorno de material. Utilizado nos casos de Industrialização principalmente.