Sempre que uma ordem de manutenção corretiva é aberta, ou seja, ordem de manutenção sem vínculo com nenhum plano de manutenção, é por que algo saiu errado. Sendo assim é preciso avaliar a causa raiz do problema e definir um plano de ação para reduzir a incidência de paradas ou problemas inesperados em máquina. E para isso existe o Gerenciamento de Plano de Ação dentro da Gestão da Manutenção. Veja aqui como fazer os registros de causa raiz, definir e controlar o plano de ação.


Identificação de causa raiz:

Quando você fizer o atendimento de uma Ordem de Manutenção que não possui um plano de manutenção vinculado a ela, o sistema irá solicitar que seja informado a origem do problema, no campo motivo.



Ao encerrar esta ordem, o motivo que você informou passa a ser exibida na lista de causas raiz em Manutenção > Consultas > Análise de Causa Raiz, é por aqui que você pode fazer o gerenciamento das causas e criar seus planos de ação para cada uma.


Nesta tela você verá todas as Ordens de Manutenção Corretiva e a descrição da causa raiz. Pode-se optar por ver apenas as que possuem plano de ação pendente ou todas, utilizando o filtro na parte superior da tela.



Ao clicar sobre uma ordem e no botão Plano de Ação você encontra um espaço para definir as ações que devem ser tomada, com prazo e responsável.