Como explicamos no artigo Custo de Produção - entendendo conceitos básicos, custos são valores gastos com materiais, mão-de-obra e outros gastos que a empresa tenha para produzir seus bens ou serviços.

Existem diversos métodos de custeio, cada empresa pode adotar o método que preferir para fazer análises gerenciais de custos, porém o método que é exigido pela legislação brasileira para fins de contabilidade e apuração de Imposto de Renda é o método Custeio por Absorção ou Integral.

Custo Contábil

O objetivo do custo contábil é apurar os custos das atividades operacionais de uma empresa. Esta informação deve obrigatoriamente ser informada no Bloco L da ECF e no Bloco H da EFD, portanto os relatórios de custo contábil são destinados ao público externo da empresa.

Para fins de contabilidade e apuração de imposto de renda, a empresa é obrigada a apresentar o Custo Médio Ponderado, por isso utiliza-se o método de Custeio por Absorção. Este método considera todos os custos da produção, - diretos, indiretos, fixos e variáveis -  assim todos os custos envolvidos na produção são absorvidos pelo produto final e chega-se a Custo Médio Ponderado.

Custo Gerencial

O objetivo do custo gerencial é dar base para a tomada de decisão sobre a administração da empresas, fornecendo uma visão geral do negócio. Os relatórios gerenciais são destinados ao público interno da empresa - gestores e diretores.

No custo gerencial são considerados diversos outros dados que não entram na apuração do custo contábil pois o objetivo é analisar as informações financeiras da empresa, considerando dados históricos, para planejar o futuro.

Através das análise de custo gerencial pode-se tomar decisões como

Custo Contábil x Gerencial

Podemos dizer que a o Custo Contábil oferece informações do passado, os histórico, já o Custo Gerencial utiliza este histórico financeiro mas também considera informações qualitativas para fazer previsões para o futuro.

A Contabilidade não se resume em escrituração de documentos para atender as obrigações da legislação, através da absorção de dados de toda a empresa e transformação destes dados em demonstrativos e relatório, ela é uma importante fonte de informação para a tomada de decisão dos administradores da empresa.