O que é o SPED Fiscal?

 
O SPED Fiscal (Sistema Público de Escrituração Digital Fiscal), consiste em uma série de arquivos digitais que devem ser enviados pelas empresas ao governo, contendo informações detalhadas sobre as operações fiscais, tais como notas fiscais emitidas e recebidas, movimentações de estoque, apuração de impostos e outras informações relacionadas à contabilidade e tributação.


Veja abaixo como gerar o SPED FISCAL no Q4-ERP seguindo esses passos:

 

Pré-Requisitos:

  • Cadastro de CFOP - Revisar os parâmetros de crédito de ICMS e IPI;
  • Cadastro de Tipo de Documento Fiscal - Definir o que gera crédito;
  • Emissão de NFe - Registros de Saída;
  • Recebimento de Material - Registros de Entrada;
  • Fechamento de Estoque - Estoque próprio e estoque de/em terceiro;
  • Ativo Fixo;


PASSOS:

1. Integrar os Registros de entrada

O primeiro passo é realizar a integração dos registros em Fiscal > Funções > Registro de Entrada. Coloque o período e clique em INTEGRAR NF'S . Essa rotina pode ser feita uma vez ao mês, após o último dia, ou diariamente.


Ao selecionar SIM o sistema fará a integração novamente de todas as notas, portanto se houve alguma alteração no registro, essa alteração será sobrescrita. Ao selecionar NÃO o sistema fará a integração apenas das notas que ainda não foram integradas.


2. Integrar os Registros de Saída

Depois será necessário realizar o mesmo procedimento com os Registros de Saída em Fiscal > Funções > Registro de Saída. Coloque o período e clique em INTEGRAR NF'S.


Ao selecionar SIM o sistema fará a integração novamente de todas as notas, portanto se houve alguma alteração no registro, essa alteração será sobrescrita. Ao selecionar NÃO o sistema fará a integração apenas das notas que ainda não foram integradas.


3. Apuração de ICMS/IPI

Após as integrações o próximo passo é realizar a apuração do ICMS e IPI, através da tela abaixo, que encontra-se em Fiscal > Funções > Apuração de ICMS/IPI.

  1. Selecione o imposto;
  2. Informe o período;
  3. Clique em Calcular Apuração.

Esse procedimento deve ser realizada para os 3 impostos ( ICMS / ICSM ST / IPI).


OBS: A informação exibida em Último Fechamento é sobre o último Fechamento Fiscal realizado.


4. Fechamento Fiscal

Ao realizar o fechamento fiscal, o sistema não permitirá que seja realizada nenhuma alteração nos Registros de Entrada e de Saída. Para realizar o fechamento acesse Fiscal > Funções > Fechamento Fiscal e informe o período para o fechamento.


5. Fechamento do Estoque Fiscal

Para realizar o fechamento acesse Fiscal > Funções > Fechamento Estoque Fiscal e informe o período para o fechamento.


6. Fechamento do Estoque

Para realizar o fechamento acesse PCP > Funções > Fechamento Estoque e informe o período para o fechamento.


7. Gerar Arquivo SPED Fiscal

Após a conclusão das etapas anteriores, acesse Fiscal > Funções > Gera Arquivo SPED Fiscal, para realizar a geração do arquivo:


  • Original: é o arquivo gerado para envio;
  • Substituto: é o arquivo gerado para envio substituindo um que já tenha sido enviado antes. Esta opção só deve ser utilizado caso o arquivo gerado anteriormente já tenha sido enviado a receita, se o arquivo contiver erros mas não tenha sido transmitido ainda, basta gerar novamente um ORIGINAL.

O que é Bloco H?  e  Quando deve ser entregue?


O Bloco H é uma parte do SPED Fiscal que se refere ao livro Registro de Inventário. Esse bloco contém informações detalhadas sobre o estoque da empresa, tais como a descrição dos produtos, suas quantidades e valores, bem como as movimentações ocorridas durante o período contábil. 


O calendário para entrega do Bloco H no SPED Fiscal é definido pela Receita Federal do Brasil e pode variar a cada ano. Geralmente, as empresas têm que enviar as informações do Bloco H a cada período de apuração, que pode ser mensal, trimestral ou anual, dependendo do regime tributário adotado pela empresa e das normas estabelecidas pelo Fisco.