O que é o SPED Fiscal?
Veja abaixo como gerar o SPED FISCAL no Q4-ERP seguindo esses passos:
Pré-Requisitos:
- Cadastro de CFOP - Revisar os parâmetros de crédito de ICMS e IPI;
- Cadastro de Tipo de Documento Fiscal - Definir o que gera crédito;
- Emissão de NFe - Registros de Saída;
- Recebimento de Material - Registros de Entrada;
- Fechamento de Estoque - Estoque próprio e estoque de/em terceiro;
- Ativo Fixo;
PASSOS:
1. Integrar os Registros de entrada
O primeiro passo é realizar a integração dos registros em Fiscal > Funções > Registro de Entrada. Coloque o período e clique em INTEGRAR NF'S . Essa rotina pode ser feita uma vez ao mês, após o último dia, ou diariamente.
Ao selecionar SIM o sistema fará a integração novamente de todas as notas, portanto se houve alguma alteração no registro, essa alteração será sobrescrita. Ao selecionar NÃO o sistema fará a integração apenas das notas que ainda não foram integradas.
2. Integrar os Registros de Saída
Depois será necessário realizar o mesmo procedimento com os Registros de Saída em Fiscal > Funções > Registro de Saída. Coloque o período e clique em INTEGRAR NF'S.
Ao selecionar SIM o sistema fará a integração novamente de todas as notas, portanto se houve alguma alteração no registro, essa alteração será sobrescrita. Ao selecionar NÃO o sistema fará a integração apenas das notas que ainda não foram integradas.
3. Apuração de ICMS/IPI
Após as integrações o próximo passo é realizar a apuração do ICMS e IPI, através da tela abaixo, que encontra-se em Fiscal > Funções > Apuração de ICMS/IPI.
- Selecione o imposto;
- Informe o período;
- Clique em Calcular Apuração.
Esse procedimento deve ser realizada para os 3 impostos ( ICMS / ICSM ST / IPI).
OBS: A informação exibida em Último Fechamento é sobre o último Fechamento Fiscal realizado.
4. Fechamento Fiscal
Ao realizar o fechamento fiscal, o sistema não permitirá que seja realizada nenhuma alteração nos Registros de Entrada e de Saída. Para realizar o fechamento acesse Fiscal > Funções > Fechamento Fiscal e informe o período para o fechamento.
5. Fechamento do Estoque Fiscal
Para realizar o fechamento acesse Fiscal > Funções > Fechamento Estoque Fiscal e informe o período para o fechamento.
6. Fechamento do Estoque
Para realizar o fechamento acesse PCP > Funções > Fechamento Estoque e informe o período para o fechamento.
7. Gerar Arquivo SPED Fiscal
Após a conclusão das etapas anteriores, acesse Fiscal > Funções > Gera Arquivo SPED Fiscal, para realizar a geração do arquivo:
- Original: é o arquivo gerado para envio;
- Substituto: é o arquivo gerado para envio substituindo um que já tenha sido enviado antes. Esta opção só deve ser utilizado caso o arquivo gerado anteriormente já tenha sido enviado a receita, se o arquivo contiver erros mas não tenha sido transmitido ainda, basta gerar novamente um ORIGINAL.
O que é Bloco H? e Quando deve ser entregue?
O Bloco H é uma parte do SPED Fiscal que se refere ao livro Registro de Inventário. Esse bloco contém informações detalhadas sobre o estoque da empresa, tais como a descrição dos produtos, suas quantidades e valores, bem como as movimentações ocorridas durante o período contábil.
O calendário para entrega do Bloco H no SPED Fiscal é definido pela Receita Federal do Brasil e pode variar a cada ano. Geralmente, as empresas têm que enviar as informações do Bloco H a cada período de apuração, que pode ser mensal, trimestral ou anual, dependendo do regime tributário adotado pela empresa e das normas estabelecidas pelo Fisco.