A rotina de recebimento no Q4-ERP tem o objetivo de registrar a  entrada de todos os documentos fiscais recebidos pela empresa como: notas fiscais de compra, notas fiscais de remessa de material, conhecimentos de transporte, conta de energia elétrica, entre outros.

Este procedimento fornece informações para diversas rotinas do sistema como:

  • Baixa do pedido de compra;
  • Atualização do saldo de estoque;
  • Contas a Pagar;
  • Registros de Entrada;
  • Lançamentos Contábeis;

   Esta rotina é um pré-requisito para as empresas que utilizam os módulos Fiscal e Contábil e geram os arquivos SPED pelo sistema.


Como fazer um recebimento?

O recebimento no sistema é divido por tipo de documento que será recebido, pois este tipo determina o que será gravado de informações e posteriormente onde estas informações serão utilizada, por exemplo os diferentes blocos do SPED.


A tela de recebimento fica em PCP>Funções>Recebimento.



Recebimento de Material (NF-e)

Utilizado sempre que o documento fiscal for referente ao recebimento de uma mercadoria.

Ex: compra de material, remessa para beneficiamento, embalagem, produto para consumo interno, matéria-prima, etc.



Recebimento de Serviço (NFS-e)

Utilizado sempre que o documento fiscal for referente a um serviço recebido.

Ex: compra de consultoria, honorário contabilidade, serviços de limpeza, etc.



Recebimento de Complemento (NF Complementar)

Utilizado sempre que o documento fiscal for referente a uma nota fiscal de complemento.

Ex: NF complementar de preço, NF complementar de imposto, NF complementar de exportação (quando o câmbio resultante gerar um acréscimo no valor da operação).



Recebimento de Outros Documentos

Utilizado para receber qualquer outro documento fiscal que não se enquadre em nenhuma das opções anteriores.

Ex: cupom fiscal, conhecimento de transporte (CTe), GNRE, conta de energia elétrica.