A rotina de recebimento no Q4-ERP tem o objetivo de registrar a entrada de todos os documentos fiscais recebidos pela empresa como: notas fiscais de compra, notas fiscais de remessa de material, conhecimentos de transporte, conta de energia elétrica, entre outros.
Este procedimento fornece informações para diversas rotinas do sistema como:
- Baixa do pedido de compra;
- Atualização do saldo de estoque;
- Contas a Pagar;
- Registros de Entrada;
- Lançamentos Contábeis;
Esta rotina é um pré-requisito para as empresas que utilizam os módulos Fiscal e Contábil e geram os arquivos SPED pelo sistema.
Como fazer um recebimento?
O recebimento no sistema é divido por tipo de documento que será recebido, pois este tipo determina o que será gravado de informações e posteriormente onde estas informações serão utilizada, por exemplo os diferentes blocos do SPED.
A tela de recebimento fica em PCP>Funções>Recebimento.
Recebimento de Material (NF-e)
Utilizado sempre que o documento fiscal for referente ao recebimento de uma mercadoria.
Ex: compra de material, remessa para beneficiamento, embalagem, produto para consumo interno, matéria-prima, etc.
Recebimento de Serviço (NFS-e)
Utilizado sempre que o documento fiscal for referente a um serviço recebido.
Ex: compra de consultoria, honorário contabilidade, serviços de limpeza, etc.
Recebimento de Complemento (NF Complementar)
Utilizado sempre que o documento fiscal for referente a uma nota fiscal de complemento.
Ex: NF complementar de preço, NF complementar de imposto, NF complementar de exportação (quando o câmbio resultante gerar um acréscimo no valor da operação).
Recebimento de Outros Documentos
Utilizado para receber qualquer outro documento fiscal que não se enquadre em nenhuma das opções anteriores.
Ex: cupom fiscal, conhecimento de transporte (CTe), GNRE, conta de energia elétrica.