Quando são realizadas diversas tentativas de requisições/consultas ao ambiente da SEFAZ através de um mesmo CNPJ em um curto período de tempo, será retornado a seguinte rejeição:
"656 - Consumo Indevido"
"A análise do comportamento atual das aplicações das empresas permite identificar algumas situações de “uso indevido” nos ambientes autorizadores da SEFAZ. Esse uso indevido pode comprometer a estabilidade dos Web Services e resultar na saturação dos recursos, deixando o ambiente autorizador inoperante, podendo também ser interpretadas como ataques aos recursos de processamento, rede e armazenamento.
Para este Web Service serão mantidos controles para identificar as situações de uso indevido de sucessivas tentativas de busca de registros já disponibilizados anteriormente. As novas tentativas serão rejeitadas com o erro “656–Rejeição: Consumo Indevido”"
Fonte: Manual de Orientação ao Contribuinte - MOC - versão 7.0 - NF-e e NFC-e
Como resolver?
Neste caso é necessário aguardar 60 minutos (1 hora) para realizar a consulta do documento novamente.
Possíveis Causas:
É necessário verificar se há alguma outra aplicação, diferente do sistema Q4 ERP, que utilize o mesmo certificado digital, e que pode estar realizando o envio excessivo de consultas.