As ordens de manutenção são recursos do processo de Gestão da Manutenção de Máquinas e Equipamentos do Q4-ERP. Através dos apontamentos das ordens de manutenção você consegue fazer um acompanhamento da execução dos serviços praticamente em tempo real, podendo controlar com mais facilidade os serviços que estão pendentes e também realizar a apuração dos custos de mão de obra e materiais utilizados pela manutenção.

Neste artigo você vai ver como fazer o apontamento das ordens de manutenção, que podem ser planejadas ou corretivas.


Atendendo uma  ordem de manutenção

Em Manutenção > Consulta > Ordens de Manutenção em Aberto você pode consultar e gerenciar todas as Ordens de Manutenção. Ao selecionar uma delas e clicar em Atender uma nova tela será aberta com várias opções de ações que podem ser tomadas referentes aquela Ordem de Manutenção.



Alguns campos com informações sobre a ordem podem ser editados:

  1. Se não for uma manutenção planejada, informar o tipo do plano de manutenção;
  2. Técnico Responsável;
  3. Causa raiz: campo texto para descrever a origem do problema que gerou a manutenção. Esta informação irá para o Gerenciamento do Plano de ação;
  4. Previsão de termino: Ao editar essa data, será alterado também o registro correspondente na agenda do equipamento/máquina;



Solicitando recursos para o serviço

Você pode fazer requisições para o almoxarifado ou para comprar de material e serviços necessários para o atendimento daquela ordem de manutenção:

  1. Gerar requisição de material (somente se o usuário tiver acesso à tela e se o parâmetro na empresa para separar materiais para a manutenção estiver ativo): Antes de abrir a tela de requisição de material deve verificar se já existe uma requisição vinculada à essa ordem de manutenção, se existir uma requisição pendente deve abrir essa requisição para editar, se existir uma requisição confirmada deve alertar o técnico e perguntar se deseja gerar outra requisição, se desejar gerar uma nova requisição ou se não tiver nenhuma requisição vinculada deve abrir a tela com uma nova requisição de material já vinculada à essa ordem de manutenção. Na confirmação da requisição deve verificar se já existe uma requisição vinculada à mesma ordem de manutenção com o mesmo material deve avisar e perguntar se deseja mesmo confirmar.
  2. Gerar requisição de compra (somente se o usuário tiver acesso à tela);
  3. Gerar requisição de serviço (somente se o usuário tiver acesso à tela);

Apontamento dos serviços realizados

O apontamento dos serviços e materiais são feitos por aqui também clicando no botão Apontar.

É possível fazer inúmeros apontamentos para uma ordem de serviço, a ordem só será encerrada quando você marcar a flag Manut. Finalizada.


Para fazer o apontamento você precisa preencher os seguintes campos:

  1. Item: Se for uma manutenção planejada o usuário pode informar o item do plano de manutenção, nesse caso deve trazer automaticamente a descrição, atividade, os valores máximo e mínimo (se houver) e a observação do item.
  2. Atividade: Se foi informado o item do plano de manutenção essa opção ficará com a atividade do item, sem a opção de alterar. Se não foi informado o item deve permitir informar qualquer atividade, contudo, se for planejada e a atividade estiver no plano deve exigir que seja vinculado o item do plano.
  3. Descrição: Descrição da manutenção realizada. Se não tiver uma atividade selecionada a descrição é obrigatória.
  4. Observação: Observações gerais sobre o apontamento.
  5. Valores: Se for uma atividade de regulagem deve ser informado o valor encontrado (antes de ser regulado) e o valor regulado (como ficou depois da regulagem) .
  6. Técnico: Técnico que realizou a atividade.
  7. Manutenção finalizada: Se for uma ordem de manutenção planejada só deve permitir finalizar se todos os itens do plano de manutenção já foram apontados, senão essa opção pode ser marcada em qualquer apontamento.
  8. Destino: Só deve ser informado se for apontamento de finalização da manutenção. Pode ser “Disponível”, “Bloqueado” ou “Sucata”.
  9. Tipo de plano de manutenção e créditos de uso: Só deve ser informado se for apontamento de finalização da manutenção, o destino for “disponível” e o parâmetro estiver habilitado para a empresa. Esse valor será os créditos de uso que será atualizado no controle de créditos do uso do equipamento/máquina para o tipo de plano de manutenção depois da confirmação.
  10. Data e hora de início e data e hora de fim: Início e fim da atividade. Fim não pode ser anterior ao início.
  11. Quebrar horas do apontamento de acordo com o horário do técnico: Se esse parâmetro estiver ativo, onde for exibido a quantidade total de horas utilizadas no apontamento deve ser desconsiderado o horário fora do período de trabalho do técnico (cadastro de funcionários).
    • Ex: Início do apontamento em 15/01/2016 ás 11:00hr e fim em 16/01/2016 ás 10:00hr, com o período de trabalho do técnico entre 08:00hr ás 12:00hr e 13:00hr ás 18:00hr. Nesse caso deve apenas considerar o período do apontamento entre 11:00hr ás 12:00hr e 13:00hr ás 18:00hr do dia 15/01/2016 e entre 08:00hr ás 10:00hr do dia 16/01/2016.
  12. Materiais: Esta tela exibe todos os materiais envolvidos no apontamento:
    1. Os componentes retirados da estrutura do equipamento/máquina: Deve ser informado o motivo da retirada.
    2. Os componentes incluídos na estrutura do equipamento/máquina.
    3. Os materiais utilizados na atividade: Se o parâmetro na empresa para separar materiais para a manutenção estiver ativo, todo material utilizado na ordem de manutenção deve antes ser separado para ela através de uma requisição de material.

Atencao

Validações que o sistema faz na confirmação do apontamento

  1. Grava o usuário que realizou o apontamento;
  2. Se a opção de manutenção finalizada estiver marcada irá validar se existe alguma requisição de material, de compra ou de serviço pendente vinculada a ordem de manutenção, se houver não deve permitir finalizar;
  3. Se for atividade de regulagem vinculada a um plano de manutenção e a manutenção não estiver sendo finalizada, ou estiver sendo finalizada com o destino “Disponível”, será validado se o valor regulado está entre o mínimo e o máximo;
    • Obs: Será validado se o valor encontrado está ENTRE o mínimo e o máximo e não maior que o mínimo e menor que o máximo. Isso porque o valor mínimo pode ser maior que o valor o máximo em regulagens como folga da parafuso, que pode se no mínimo -0,1 e no máximo -0,3.
  4. Deve ser realizada a inclusão/retirada dos materiais na estrutura do equipamento/máquina conforme os materiais informados;
  5. Para as peças retiradas irá verificar as operações a serem realizadas conforme o destino da peça na tabela de motivos de retirada;
  6. Os materiais apenas utilizados na atividade de manutenção devem ser baixados do estoque, se tiver controle de estoque, ou baixado o crédito de uso, se for um material com identificação;
  7. Se for apontamento de finalização deve verificar se o campo de situação final  da ordem de manutenção está preenchido, se estiver o destino do apontamento deve ser compatível com a situação indicada. Nesses caso os créditos de uso gastos NÃO devem ser zerados, porque já fora quando o ocorreu a liberação;
  8. Se a manutenção estiver sendo finalizada, deve atualizar a situação de uso do equipamento/máquina conforme o indicado no campo “Destino”. Se o destino for “Disponível” deve atualizar os créditos de uso subtraindo dos créditos de uso gastos do tipo de plano de manutenção indicado os créditos de uso anteriores a abertura da ordem  (isso porque o uso pode ter sido liberado antes de apontar a finalização da ordem de manutenção e já ter sido somado créditos de uso). Se estiver habilitado o parâmetro para atualizar os créditos de uso no apontamento deve atualizar os créditos de uso  conforme o indicado;
  9. Se for uma manutenção planejada e o apontamento estiver finalizando a manutenção, deve calcular o tempo para a próxima manutenção, baseado nos créditos de uso gastos no período e os créditos de uso atualizado, considerando os parâmetros do tipo do plano de manutenção e inserir na agenda do equipamento/maquina a próxima manutenção;
  10. Se a manutenção estiver sendo finalizada deve alterar a situação da ordem de manutenção para “Finalizada”;
  11. Se a ordem de manutenção for planejada e for o primeiro apontamento deve alterar a data e hora De do calendário do Equipamento/Máquina para a data e hora de início do apontamento;
  12. Se a data e hora final do apontamento for maior que a data e hora Ate do calendário do Equipamento/Máquina, ou se o apontamento estiver encerrando a manutenção, deve alterar a data e hora Ate do calendário para a data e hora até do apontamento.

Consultando uma Ordem de Manutenção no QS App:

Você conseguirá consultar as Ordens de Manutenção em Aberta no aplicativo ao acessar Manutenção > Ordens de Manutenção